Bairro da Comara

 



Essa postagem pode estar sempre em edição.

05/06/2025, quinta-feira

#Tabatinga-AM - O quarto bairro de Tabatinga, o Bairro da Comara

O bairro da Comara embora sua ocupação remonta o período colonial em 1776, esta é a área onde foi implantado o primeiro posto militar.

Mas foi a partir da construção do Aeroporto Internacional de Tabatinga, que se concretizou como bairro. Pois os trabalhadores deste aeroporto optaram por residir nesta área devido as proximidades de seu local de trabalho. A propósito, em relação à construção do aeroporto, a sua primeira construção não deu certo, saiu em direção ao quartel e tiveram que refazer outro no ano de 1963.

O primeiro nome do Bairro da Comara era Sapotal em razão da abundância de árvores de Sapota (Achras sapota), e se tornou Comara em função da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica responsável pela construção do Aeroporto de Tabatinga. Neste local também tinha uma feira, que foi levada rio abaixo em função da queda do barranco. Todavia vale registrar que parte da Comara antiga já não existe devido a um fenômeno bastante comum nas margens do rio Solimões, conhecido como Terras Caídas.

Em relação a este fato o Padre Raimundo Nonato Pinheiro, relatou:

Dos trabalhos do tempo do império e posteriormente não existe mais nada: o rio levou tudo. Interessante era o antigo quartel do tempo de império com escudo da monarquia em relevo na frente; o fortinho, a guarita, a casa do comando, a imponente escadaria de cimento para subir o barranco, a igrejinha do forte dedicada a são Francisco Xavier, os canhões de bronze, etc. Tudo engoliu o rio [...]. (Revista Polianteia, 1949, p. 42)

Os moradores da Comara  tornaram-se invasores com um processo que se alastra por décadas na Justiça, por se encontrarem em terras da União, e que prevê indenização a seus moradores. Seu cemitério mudou cinco vezes aproximadamente de lugar, em virtude das Terras Caídas.

Um bairro tranquilo de Tabatinga (AM) e bem afastado, somente ligado à cidade pela Estrada da Comara que contorna o Aeroporto Internacional de Tabatinga. Fica próximo à Reserva Indígena do Umariaçu ao qual tem sua vida cotidiana ligada.


O Bairro da Comara em Tabatinga (AM) é um local conhecido por sua proximidade com o aeroporto e pela sua área turística, que inclui um terraço fluvial às margens do Rio Solimões. Este terraço é um ponto popular para contemplar o pôr do sol na ilha de Santa Rosa, no Peru. O bairro também é conhecido pela presença de benzedeiras e rezadores, que praticam curas através de bendições. Além disso, o Destacamento de Apoio à COMARA (DACO-TT) está localizado neste bairro.

Elaboração:

Localização: O Bairro da Comara está situado em Tabatinga, Amazonas.

Área Turística: É um ponto turístico popular, especialmente para contemplar o pôr do sol na ilha de Santa Rosa, no Peru.

Práticas de Cura: O bairro é conhecido por suas práticas de cura através de bendições, realizadas por benzedeiras e rezadores.


Infraestrutura: A estrada que leva ao bairro e ao açude não possui iluminação, o que pode ser perigoso, especialmente à noite.

Pôr do Sol: O terraço fluvial, formado pelas escavações do Rio Solimões, é um local de onde se pode contemplar o pôr do sol.

DACO-TT: O Destacamento de Apoio à COMARA (DACO-TT) está localizado neste bairro.

Erosão: Uma área de erosão no bairro está interditada devido a deslizamentos, mas é um local conhecido para os visitantes.


Reposta de IA, podem incluir erros.

Blog Carlos Gossel (Cemitério São Lázaro 2021)

O bairro da Comara possui um cemitério chamado São Sebastião que já foi mudado de lugar três vezes em virtude do fenônemo das Terras Caídas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem