![]() |
| Foto: OpenEdition Journal (2015) |
A Feira dos Ticunas funciona na Avenida da Amizade, aonde era a antiga COBAL - Companhia Brasileira de Alimentos.
A Prefeitura de Tabatinga com o prefeito Calango (2012-2016) alugou o prédio localizado na Avenida da
Amizade para que os agricultores ticuna pudessem realizar a venda de seus produtos. Assim,
neste mesmo ano, foi inaugurada a “Feira Provisória dos Ticunas” ou
“TaepataüPaãatchiruữTikunagüarü”. Fonte: A FEIRA TIKUNA EM TABATINGA – AM: SUJEITOS, PRODUTOS E ESTRATÉGIASDE COMERCIALIZAÇÃO (AM).
A comercialização de produtos agrícolas na Feira Ticuna de Tabatinga é realizada de forma permanente.
É composta por feirantes e agricultores familiares indígenas e não indígenas da região. A comunidade indígena Umariaçu é a que mais oferece produtos para comercialização no local, seguido de outras comunidades de várzea e terra firme pertencente ao mesmo município e países vizinhos. A produção, em geral, tem dupla finalidade, autoconsumo e venda.
Foram identificadas uma variedade de espécies oferecidas pelos agricultores familiares e feirantes, totalizando cerca de 68 espécies de produtos agrícolas classificadas em 6 categorias. Identificou-se que os produtos agrícolas são procedentes de 12 comunidades.
Há, também, produtos que são vendidos no mercado que os feirantes não sabem a origem, principalmente os denominados de produtos peruanos.
Foram encontradas cinco estratégias utilizadas para comercialização dos produtos provenientes da agricultura familiar das comunidades locais. Concluiu-se que a Feira Tikuna abastece, relativamente, de produtos agrícolas regionais a população urbana do município de Tabatinga, há diversos sujeitos envolvidos no processo e estratégias de comercialização para garantir a renda dos feirantes. Fonte: UFAM 2022
